quarta-feira, 11 de novembro de 2009

És música.

[A quatro pessoas,]

és música.
era assim que te definiria, se me pedissem definição.
porque não te sei dizer quem és, se és mais que uma,
mas de todas as vezes é como se de uma só se tratasse.
mesmo que uma fosses, porventura te chamaria música.
assim, suave, com cada nota solta e reverberante,
porque sei perfeitamente como te definir. ou talvez não.
mas serias música, ainda assim. não tocarias sempre,
porque sempre é palavra insegura, que depressa o balanço perde;
serias antes inconstante como sol em dia nublado, que as músicas,
amando-as então pelo que valem, não se tocam ininterruptamente,
alternam com outras de forma vaga.
és música de que não me farto, não esqueço nem rejeito,
sei-te de cor e, todavia, sempre (ei-la!) te aprendo de novo,
de outra forma subtil e tão diferente. sinto-te as nuances que tomas,
vez a vez, de cada vez que te oiço. e vejo!, que por seres música és em tudo:
nos dias de manhãs carregadas ou no nascer claro do sol,
na torrente chuvosa dos (adorados!) dias invernais, que meus!,
nas lentas e plácidas tardes do caloroso estio.
és música, e de quando em quando és salvação, quiçá mais que pensas,
pois que são precisas âncoras para combater —
não, não interessa.
és música de calafrio, de gargalhada, de abraço reconfortante.
peço-te então, por favor; com jeitinho e em voz sussurrada,
solene de ser quem sou, de seres quem és,
não deixes de ser música, aquela canção à alma,
ainda que possas deixar de o ser para mim.

11 comentários:

Inês disse...

É música para os meus ouvidos! Gostei da ressurreição do blogue^^

Kath disse...

Eu nem por isso. xD Mas obrigada, Nini! (És uma das quatro pessoas. ^^)

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

Adorei o poema ^^

E concordo com a Nini, é bom ver uma nova luz neste belo antro de insanidade maquiavélica ^^

Kath disse...

Nhe! (E tu és outra das quatro. xD)

Nuno Vicente disse...

A musica está presente no mais infimo recanto, até no maior dos silêncios, adorei=)

Tiago Mendes disse...

gostei, sim!

Kerhex disse...

Está muito bonito, Catarina. Também gostei. ^^

Kath disse...

Obrigada, Ceunnviento. Acho que a música é mesmo importante. (:

Ai, Sapiens, nem sei que há para gostar. xD

E obrigada, Ricardo. Ainda que enfim, seja aquilo que acho que é. Bastante forçado. :P

João Pereira disse...

a melhor definição que já li sobre a musica :)

Kath disse...

Obrigada. Não sei se se percebeu muito bem a intenção, espero que sim. :]

Patrícia disse...

Muito lindo. Mas muito triste, embora não ache que essa fosse a intenção.
Ao menos a intenção percebi, mais ou menos, ao contrário de outros poemas :P