quarta-feira, 29 de abril de 2009

A vida é um escorrega.

A vida não é um comboio, é um escorrega. Não há estações, paragens, apeadeiros ou cafetarias onde se possa beber um café enquanto viajamos. A vida só pára uma vez, é parecida ao tempo com a diferença que este não pára nunca, ou não seria tempo.
É um daqueles escorregas ondulados com subidas e descidas e, assim que passamos de uma para outra, o rabo bate no metal e fica dorido, talvez com umas nódoas negras que hão-de desaparecer ao fim de algum tempo. (Mas nunca sem se ficar com o traseiro calejado.)
A vida cansa, não há pausas para descansar nem momentos de contemplação sem que ela passe e estejamos a perder minutos e segundos. Podemos ficar, por vezes, talvez apenas alguns de nós, fartos de arrastar por ela as nádegas, ficando com elas rubras e a arder, e pode ocorrer-nos a ideia de saltar naquela altura, naquele instante, acabar com a dor e com os angustiantes altos e baixos. Se continuarmos, bem, continuamos, apreciamos a paisagem que se estende do alto do escorrega até chegarmos ao fim, finalmente, e cairmos abruptamente no chão de terra batida. Acaba o escorrega, a dor e a paisagem bonita.

8 comentários:

Tiago Mendes disse...

Escreves tão maravilhosamente bem. E tiveste uma ideia genial.

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

Uma visão muito interessante...

Mas os comuns mortais ainda andam de comboio, porque eu, a imortal, ainda os posso fazer parar do tempo com o controlo remoto, porque o comando é MEO! (Piada estúpida de quem não regula bem)

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

*no

(Não só não regulo bem, como não consigo escrever uma frase sem trocar palavras... é disléxia? xD Bem... sou um alho chocho)

Kath disse...

Lol, Tiago, este post foi mesmo daqueles manhosos. xD

Leto Maria, que secura, meu deus! x)

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

É influência do meu professor de antropologia...

A última dele, na aula teórica de hoje:
Um casal de "brancos" estão em África e a mulher está grávida e tem um filho negro. O pai decide dar-lhe o nome de Noémia...

(isto no seguimento do estudo do sistema sanguíneo AB0, em que um pai "0" e uma mãe "A" tinham uma filha "AB", só para enquadrar xD)

Kath disse...

Oh meu deus, que seca! xD

Inês, a outra disse...

A dor no rabo demora a passar e ainda te arriscas a levar com o seguinte em cima se demorares muito a sair do caminho. No fundo, sair do escorrega é perder a única coisa boa, que era a paisagem.

Kath disse...

É. E ainda se acaba com o rabo sujo para nada, se não se aprecia a paisagem.