terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Pesadelos e Metáforas.

Image Hosted by ImageShack.us


buscas a mercê definitiva do tempo
cantando a ti nos solarengos dias
e nas madrugadas asfixiantes
pejadas do sono de noites
cujos sonhos intranquilizam.

sonhos maus.

prenúncios de derrotas contra a
velhice ou
separações de inebriante dor
e choras nos sonhos
porque as lágrimas reais
secaram

para sempre (?)

suspiras – oh, quão doce!
- e a geada alastra pelos teus dedos
enquanto te esfumas em nevoeiro
ouvindo os gemidos tardios do despertar.
na forma etérea
(teus pés já não tocam o chão húmido,
enlameado)
miras o decapitado Orpheu e a sua lira estilhaçada
- metáforas de desespero.

mas tu não és sua Eurydice,
ou sequer o tenebroso Hades.

7 comentários:

Anónimo disse...

Para começar devo dizer que estou admirado da tua veia poética Kath. Foi uma surpresa agradavel sem duvida!

Quanto ao poema em si gostei, a mensagem não poderia ser mais clara e evidente. A tua escrita permite uma boa fluência de leitura ao longo de todo o texto sem que o significado das palavras se deixe perder. Vejamos ainda que a temática em si do poema também ajuda a prender a atenção do leitor ,pelo menos a mim assim o fez.

Uma pequena questão a ficar no ar: no começo quando abri o blog e vi a mancha de texto do poema, reparei que todo ele estava em minúsculas. Fiquei na duvida se seria lapso ou intencional,em que mais tarde fostes tu própria a esclarecer-me que fora intencional...

Pois bem, sendo então intencional, o seu propósito de tal estará relacionado com a diminuto estatuto de espírito do "eu" poeta?

Anónimo disse...

Creio que essa da insanidade maquiavélica não condiz lá muito com pinturas e poemas, mas como tu és o Mal, deve haver aí por trás um esquema intricado qualquer.

Sobre o poema, é teu, gostei da mudança de tema e as estrofes finais são as melhores.

«(teus pés já não tocam o cão húmido,
enlameado)»
não será 'chão'? Se bem que 'cão' também seja uma palavra fofa.

Kath disse...

Já me conheces, Crook. x) Claro que há um esquema maléfico, muihihih.

É "chão", sim. Lala, ninguém nota. Pisar cães também deve ser engraçado, apesar de tudo. Menos os meus.

Tiago Mendes disse...

Gostei do poema, o título está fenomenal, o vocabulário ainda melhor, e o tema escolhido e a profundidade do sentimento ao longo de cada verso: perfeitos!

Quanto ao blog, desejo ao maior das sortes :)

Maquiavelicamente falando,
Tiago'

Kath disse...

Obrigada, Sapiens.

Ainda bem que gostaste.

Anónimo disse...

(Bem, e ando eu por aí a dizer que sei escrever versos... -.-' devia esconder-me...)

Parabéns! Está lindíssimo, num ritmo envolvente e extasiante ^^

Jinhux**

Kath disse...

Mas tu escreves bem, Leto! Muitíssimo bem! Très très (beaucoup)bien!

Obrigada. ^^